Conheça mais sobre a MTC
O que é Medicina Tradicional Chinesa (MTC)
A MTC é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas, desenvolvidas na história da China. Ela é utilizada principalmente como medicina alternativa, com caráter complementar – e não substitutivo – à medicina alopática. Dedica-se ao tratamento da fisiologia e patologia humanas, do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças. A MTC dispõe de um sistema teórico integrado específico, com uma história de vários milhares de anos e rica em experiência clínica. Na qualidade de importante elemento do tesouro cultural chinês, a MTC incorporou a experiência do povo chinês na sua longa luta contra a doença, evoluindo até à forma de um sistema peculiar de teoria médica graças a uma prática clínica de longo termo. Como resultado, contribuiu largamente para a saúde e prosperidade da nação chinesa, bem como para o desenvolvimento das ciências médicas em todo o mundo.
História da Medicina Tradicional Chinesa (MTC)
Na China de milhares de anos atrás, um soldado sentia terríveis dores de cabeça. Certo dia, numa batalha, levou uma flechada no pé. Depois que um curandeiro retirou a seta e tratou a ferida, as persistentes enxaquecas do guerreiro desapareceram como por encanto. Intrigado, o sábio experimentou espetar espinhos e fez uma relação entre a área do ferimento, próxima ao tendão de aquiles, e o alívio de dores localizadas em outras regiões, mesmo distantes, na cabeça. Assim, aprendeu a tratar diversos problemas de saúde usando o mesmo artifício: acionar pontos-chave do corpo.
Esse relato, sem nenhuma referência de data ou local, se estabeleceu no imaginário popular como a descoberta da acupuntura, a faceta mais conhecida da MTC entre os ocidentais.
Praticados ainda hoje, os princípios da MTC foram estabelecidos há cerca de 5 mil anos. Baseados no conceito de que a saúde do homem é fruto do equilíbrio da energia vital, os chineses desenvolveram os métodos terapêuticos que compõem seu repertório: além da acupuntura, há a fitoterapia (o uso de plantas medicinais em forma de chás, extratos e cápsulas), técnicas como moxabustão, ventosaterapia, eletroacupuntura, a dietoterapia (que combina cores e sabores dos alimentos), as massagens (como o tui ná e o shiatsu) e os exercícios físicos, como o tai chi chuan e o lian gong. Todas essas técnicas desenvolvidas, são para o equilíbrio energético do corpo.
Como funciona o tratamento:
Segundo eles o nosso corpo possui em média 365 pontos e 12 meridianos, que como se pode observar, correspondem com os dias e meses de um ano. Os efeitos dos estímulos desses pontos estão baseados na teoria de que os meridianos e canais estão conectados aos órgãos e vísceras do nosso corpo.
Na medicina chinesa o corpo é visto como um sistema de energia e por isso as agulhas e as outras técnicas, são utilizadas para estimular esses pontos, ajudando a energia fluir e equilibrar a atividade funcional dos nossos órgãos e vísceras (ZANG-FU).
Técnicas utilizadas da Medicina Chinesa para o Tratamento
As principais alterações tratadas por essas técnicas da MTC
Dores na coluna como lombalgia, cervicalgia, dorsalgia, hérnia de disco, dor no nervo ciático.
Dores de cabeça e enxaquecas, problemas na região mandibular (ATM).
Problemas respiratórios como sinusite, rinite, alergias.
Problemas articulares como desgastes, artrose, bursites, tendinites.
Tontura, Labirintite, vertigens e zumbidos.
Alteraçõs genito-urinárias como problemas para engravidar, cólicas menstruais.
Problemas digestivos como azia, queimação, refluxo esofágico e gastrites;
Alterações emocionais como ansiedade, depressão, estresse, insônia e perda de memória.